Início > audiencia e tv > Programa “TV Folha” estreia neste domingo

Programa “TV Folha” estreia neste domingo

11 de março de 2012 Deixe um comentário Go to comments

Neste domingo, às 20h, na TV Cultura, estreia o programa jornalístico da Folha: o “TV Folha”. A proposta é levar a credibilidade e o espírito de inovação do jornal impresso para a televisão.

A atração estará disponível na Folha.com, no UOL e no site da Cultura após o término da transmissão na TV. Também será transmitido ao vivo pela Folha.com.

O programa semanal, com duração de 30 minutos, trará comentários de colunistas como Fernando Rodrigues, Barbara Gancia, Vinicius Torres Freire e Xico Sá e reportagens das redações de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro e dos correspondentes nacionais e internacionais.

O conteúdo editorial será de responsabilidade exclusiva da Folha e não terá qualquer participação da TV Cultura. Os jornais “O Estado de S. Paulo” e “Valor” e a revista “Veja” também foram convidados a produzir programas para a emissora pública, vinculada ao governo do Estado de São Paulo.

“A Folha tem ampliado as plataformas em que atua –e, em algumas delas, já lidera, como na digital, nos tablets e nas redes sociais. Nesse contexto, chegar à TV era um próximo passo natural”, afirma Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha.

Os principais temas do jornal impresso serão contemplados no cardápio do programa, além de reportagens exclusivas. Nesta primeira edição, por exemplo, o “TV Folha” traz um depoimento inédito do cantor e compositor Chico Buarque e uma entrevista exclusiva com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD).

“A instauração da cultura do vídeo dentro da redação de um jornal impresso é hoje um processo essencial à luz das novas tecnologias que estão surgindo”, afirma Fernando Canzian, editor do programa. “É uma chance de ver o jornal, além de lê-lo. Com a Folha disponível nos tablets, faz mais sentido ainda.”

João Wainer, diretor do programa, destaca a concepção de uma nova linguagem de vídeo, desenvolvida para traduzir a personalidade do jornal impresso sem recorrer aos cacoetes do telejornalismo convencional.

“Considero cada reportagem um minidocumentário. O roteiro é mais livre. O uso de trilha sonora também. E as imagens são surpreendentes, mais próximas do que se faz na internet do que na televisão”, diz.

Em função dessas características, segundo Wainer, o programa adquiriu um toque de bom humor e irreverência.

“Tentamos criar um contraponto ao que considero um formato engessado. No ‘TV Folha’, o repórter não aparece com o microfone na mão, descrevendo a notícia de forma didática. Ele pode aparecer na Redação do jornal, no estúdio da TV Folha ou em alguma tomada externa, sem maquiagem, e falar sem nem mesmo olhar para a câmera”, exemplifica.

Além de uma equipe própria, o programa também contará com os fotógrafos do jornal, mais de 20 no total, para a captação de imagens. Wainer destaca a adesão ao modelo de câmera digital SLR, com recursos de gravação de vídeo. Sua resolução é superior à das câmeras de filmagem em geral utilizadas pelos cinegrafistas de TV.

“A mesma câmera que faz a foto para o jornal faz o vídeo –e com melhor qualidado que as filmadoras. Esse equipamento, que é mais compacto e mais barato, está revolucionando o mercado, tem sido utilizado no seriado ‘House’ e foi usado em partes do filme ‘Cisne Negro'”, explica.

Imagem

FOLHA

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: